sábado, 14 de junho de 2008

Skate na noite paulistana

Ainda que em um ambiente urbano ao extremo, é comum encontrar por São Paulo praticantes de esportes das mais diversas modalidades. Alguns combinam mais com a cidade que outros... Os skatistas costumam aproveitar o centro de São Paulo e seus cenários para praticar mais que uma modalidade esportiva: um estilo de vida. Abaixo do Viaduto do Chá, que liga a Praça Ramos à Patriarca, o Vale do Anhangabaú é um conhecido ponto de encontro de skatistas durante o dia.

Na noite da última Sexta-feira os ponteiros dos antigos relógios do centro quase atingiam as 22h e entre os poucos pedestres que ainda se arriscavam a transitar pela Praça Ramos, estávamos eu e meus colegas de fotografia praticando um pouco de técnicas de fotometria nos prédios antigos daquela região. A iluminação noturna, muito propícia para experimentar diferentes regulagens de balanço de branco, estendia-se das paredes do Teatro Municipal para a calçada lateral desse prédio, onde um grupo de skatistas praticava algumas manobras. Entre a escada de degraus baixos e a caixa de feira improvisada como obstáculo, desviei-me do exercício até então praticado e acabei tendo o privilégio de fotografar alguns ollies e flips dessa galera. Logo os meus colegas também se puseram a fotografá-los, aproveitando, então, para exercitar técnicas de penning (quando o assunto fotografado encontra-se em movimento e você o acompanha com a câmera, resultando no fundo varrido).

Esse encontro deixou sementes para um possível ensaio fotográfico futuro... Um pouco desse ensaio improvisado vocês conferem aqui!

Aproveito para deixar o meu muito obrigado a todos os skatistas (e a skatista) pela receptividade, e também agradeço a moça do ponto do ônibus do outro lado da rua que me emprestou uma caneta para eu poder anotar o e-mail do pessoal, mesmo correndo o risco do ônibus chegar antes de eu conseguir devolver a caneta a ela!


3 comentários:

Son disse...

Uma bela experiência noturna. Gostei das fotos. A coincidência é que eu estava justamente falando com um amigo sobre fotos noturnas, uso da velocidade nelas e tal.

Belas fotos.

Barbarella disse...

carolina dargel.
saudades do dia-a-dia!

mil beijos

Rodrigo van Kampen disse...

Curti as fotos... Tem mais?